Cientistas sugerem que um crânio desenterrado pode pertencer a uma nova espécie de humano antigo Ciência | notícias

Cientistas podem ter identificado uma nova espécie humana após investigar um crânio pertencente a uma criança antiga.

Um novo estudo publicado no Journal of Human Evolution tentou esclarecer os restos fossilizados recuperados de Hualongdong, China, em 2019, que não pareciam corresponder a nenhuma linhagem humana conhecida.

Os arqueólogos descobriram uma perna, crânio e mandíbula fossilizados, sendo os dois últimos itens os mais enigmáticos.

Eles disseram que as características exibidas pelo crânio e pela mandíbula não são compatíveis com o Homo sapiens – humanos modernos – ou nossos primos distantes, os neandertais e os denisovanos.

O afastamento incomum das linhagens documentadas os levou a suspeitar que haviam encontrado um ramo ausente da árvore genealógica dos hominídeos.

Documentando os restos mortais na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) em 2019, Xiu-Jie Wu e seus colegas da Academia Chinesa de Ciências observaram a aparência incomum do crânio.

Eles descreveram o crânio – que se acredita pertencer a um menino de 12 ou 13 anos – como possuindo uma “abóbada neurocraniana baixa e larga” com uma “pronuncia sobrancelha” e um “rosto menos proeminente e queixo modesto”.

O estudo recente descobriu que as características vieram tanto de humanos “mais primitivos” quanto de humanos modernos, com a combinação levando-os a suspeitar que as características das últimas espécies começaram a aparecer antes do esperado.

Tentando determinar a espécie do crânio, eles descobriram que os restos não eram Denisovan ou Homo erectus, levando-os a suspeitar que eles vieram de uma linhagem mais próxima do Homo sapiens.

A nova linhagem foi considerada um híbrido entre o ramo que deu origem aos humanos modernos e outro que levou aos denisovanos – uma subespécie humana arcaica do paleolítico inferior e médio que viveu entre 50.000 e 200.000 anos atrás.

A pesquisa sugere que hominídeos com características contemporâneas estiveram presentes na China muito antes do que se pensava.

Em 2015, uma descoberta de dentes antigos na Caverna Fuyan em Daoxian, sudeste da China, sugeriu que os humanos chegaram ao país depois de viajar da África entre 80.000 e 120.000 anos atrás.

A habilidade juvenil agora pode empurrar a aparência de características “modernas” para vários milhares de anos, embora os cientistas ainda estejam fornecendo estimativas concretas.

Em vez disso, eles teorizaram que os restos apontam para um ancestral comum final do Homo sapiens e dos neandertais que se formou no sudoeste da Ásia antes de se espalhar para outros continentes.